A vida é uma só, e equilibrar as esferas pessoal e profissional tem sido um dos maiores desafios da humanidade. Algumas vezes priorizamos mais uma esfera e sentimos que alguns planos da outra esfera estão ficando para trás. Buscar o equilíbrio entre a esfera pessoal e profissional da existência tem elevado os níveis de satisfação humana e parece ser mesmo o caminho a ser seguido.

Pessoas que priorizam o trabalho tendem a pesar a balança para esta esfera, muitas das vezes mascarando dificuldades da esfera pessoal com mais horas no trabalho e consequentemente deixando em segundo plano aspectos da esfera pessoal, como os relacionamentos, o cuidado com a saúde e com a espiritualidade, os hobbies, os momentos de descanso.

Precisamos, a cada fase da vida, avaliar e reavaliar os esforços que estamos dedicando a cada uma das esferas, a fim de encontrar o tão desejado, e necessário, equilíbrio. Dessa forma, poderemos seguir em busca da nossa realização nesta existência, colocando em prática nossos planos.

Para ajudar a equilibrar essas demandas, trago algumas dicas que vão te ajudar (elas me ajudam muito):

1 – Analise sua rotina atual e utilize ferramentas para gerenciar o seu tempo. Priorizar o que é importante e programar tarefas secundárias ou até delegar algumas delas fazem parte desta etapa. Escolha ferramentas que te ajudem a gerenciar melhor o tempo e que sejam mais adequado ao seu perfil pessoal (agenda, planner, aplicativos, mural de tarefas, dentre outras).

2 – Desfrute de cada momento em plenitude. Viva o tempo presente. No trabalho dedique-se às atividades do trabalho. Em casa procure se desconectar do mundo do trabalho e se conectar com o tempo dedicado à família, à você, aos amigos, ao descanso. Se você trabalha em casa (ainda mais em tempos de quarentena) defina o local e o horário para desenvolver o trabalho. Exercite determinar um horário limite para desligar o celular e os demais eletrônicos e pratique até que isso se torne um novo hábito na sua rotina. Desconectar faz bem.

3 – Aprenda a dizer não. Talvez a maior lição de produtividade, gestão do tempo e busca da realização: dizer não. Reconheça seus limites (morais, emocionais e físicos) e não aceite nada que esteja além deles. Viva a vida que você escolheu viver e não aquela que outros querem que você viva. Foque nos seus planos e não permita que as prioridades de outras pessoas assumam a posição das suas prioridades. Seja protagonista da sua vida.

4 – Peça ajuda quando necessário. A abundância em nossa vida está diretamente ligada à capacidade de dar e receber. Precisamos estar abertas(os) a receber apoio, independente da forma que ele se apresente. Receber ajuda é um exercício para muitos de nós. Aprendamos: nós não somos autossuficientes, apesar de muitas vezes desejarmos ser e agir como se fôssemos. Exercite pedir e receber ajuda. Compartilhe as responsabilidades de determinado projeto com colegas de equipe, compartilhe as tarefas domésticas com sua família e não tenha vergonha de solicitar ajuda. Agora me conta aí: qual das quatro dicas você vai colocar em prática hoje para equilibrar a vida pessoal com a vida profissional e tirar os seus planos do papel?

Vamos continuar esse papo nos conectando pelas redes sociais. Espero você lá.

Posts Recentes: