Uma das ferramentas mais poderosas que possuímos para nos expressar é a nossa imagem pessoal. 

Imagem: aparência, aquilo que está fora. Envolve tom de voz, arquétipos, perfil comportamental, estilo pessoal, valores, linguagem corporal. Assim como nos vestimos, nossa postura e nossa linguagem corporal influenciam a percepção que os outros têm de nós. Portanto, é fundamental estarmos conscientes de como nos apresentamos.

Quando nossos valores, as coisas nas quais acreditamos e praticamos, não estão coerentes com a manifestação visual, temos um desafio a ser superado: alinhar discurso, estilo, voz, valores e como serão traduzidos visualmente na imagem, na aparência, em nossas assinaturas de estilo. 

Para comunicar valores e essência por meio da imagem pessoal, a coerência é essencial. Se os valores que defendemos são a integridade, a confiabilidade e a inovação, por exemplo, nossa imagem deve refletir esses princípios. Isso significa vestir-se e agir de maneira coerente com esses valores. Se somos inovadoras, nossa aparência deve transparecer modernidade e criatividade. Se valorizamos a confiabilidade, nossa aparência deve transmitir confiança e profissionalismo.

Tentar ser alguém que não somos pode ser percebido como inautênticas. O desafio é encontrar o equilíbrio entre atender às expectativas do ambiente de trabalho/negócios e permanecer fiel a quem somos.

Quando nos posicionamos de forma clara, alinhada aos nossos valores inegociáveis, atraímos clientes certos, parcerias de negócio certas, aumentamos nossa autoridade naquele segmento e conquistamos nosso próprio espaço. Seremos sempre lembradas por isso. 

Quem olha muito para fora, para a “manada”, para tantas tendências que se renovam a cada semana, se afasta da sua essência e corre grande risco de ser lida como “apenas mais uma” no mercado. 

Já parou para refletir sobre isso? Já avaliou que seus clientes ideais podem não estar te buscando porque sentem fragilidade na sua forma de se comunicar, de vender as suas ideias, produtos, serviço? 

Qual é o seu maior desafio hoje em relação a sua comunicação?

Ao olhar no espelho, você se reconhece? Reconhece a sua essência?

Sua imagem pessoal não é estática; ela pode, e deve, evoluir à medida que você amadurece. Reavalie periodicamente se sua imagem ainda está compatível com seus valores e ajuste conforme necessário. E lembre-se sempre de que sua imagem é um reflexo de quem você é e do que você representa. 

Gosto muito de trocar experiências com vocês sobre esta pauta.

Vamos continuar esse papo nos conectando pelas redes sociais. Espero você lá.

Posts Recentes: